A recursividade pode ser usada
para resolver problemas cuja solução é tentar todas as alternativas possíveis.
A idéia para algoritmos tentativa e erro é decompor o problema em um número finitos de sub-tarefas
parciais que devem ser exploradas
exaustivamente. Isso significa que
devemos testar todas as possibilidades de resultados em um problema à fim de
descobrir qual o melhor resultado para esse. Costumam ser algoritmos com uma
implementação simples, porém com uma complexidade geralmente elevada.
Exemplo: Dado um tabuleiro com n x n
posições, o cavalo movimenta-se segundo as regras do xadrez. Enconte um passeio de um cavalo no
tabuleiro de xadrez que visite todas as posições do tabuleiro.
A partir da posição inicial (x0,y0),
o problema consiste em encontrar, se existir, um passeio do valo com n2
– 1 movimentos, tal que todos os pontos do tabuleiro são visitados uma única
vez. Um caminho para resolver o problema é considerar a possibilidade de
realizar o próximo movimento ou verificar que ele não é possível.
Algoritmo Básico
Um exemplo de uma solução para o problema do passeio de
um cavalo para o tabuleiro 8x8.
#include <stdio.h> #include <string.h> #include <stdlib.h> int t[8][8],a[8],b[8]; void imprime(){ int i,j; for(i=0;i<8;i++){
for(j=0;j<8;j++){
printf("%3d",t[i][j]);}
printf("\n");
} } int cavalo(int i, int x, int y){ int u,v,k,q; if(i==65){ imprime(); return 1;} //executa movimentos for(k=0;k<8;k++){ u = x + a[k]; v = y + b[k]; //testa limites do tabuleiro if( (u>=0 && u<=7) && (v>=0 && v<=7)){ if(t[u][v]==0){ //posicao livre t[u][v]=i; //registre o movimento q = cavalo(i+1,u,v); if(q==0) t[u][v]=0; //se não alcançou todos, desfaça
else return 1; // se alcançou todos, retorne 1 } } } return 0; } int main(){ int cont; //inicializa��o dos deslocamentos dos movimentos a[0]=2;a[1]=1;a[2]=-1;a[3]=-2; b[0]=1;b[1]=2;b[2]=2;b[3]=1; a[4]=-2;a[5]=-1;a[6]=1;a[7]=2; b[4]=-1;b[5]=-2;b[6]=-2;b[7]=-1; memset(t,0,sizeof(t)); cont =1; t[0][0]=1; cavalo(2,0,0); system("PAUSE"); }
Bibliografia
Ziviani, N. Projeto de Algoritmos Com Implementações em Pascal e C, Pioneira Thomson Learning, 1993.
10 comentários:
Por favor, qual o significado das variáveis:
i, x, y, u, v, k, q
i, x, y, u, v, k, q
i representa o número do movimento do cavalo
x, y posição do último cavalo posicionado
u,v próxima posição do cavalo
q guarda retorno da função cavalo(i,x,y)
se q==0 significa que o cavalo não conseguiu
atingiu 64 casas do tabuleiro
se q==1 significa que o cavalo atingiu 64 casas do tabuleiro
k variável de controle do for para variar 8 tipos de movimento
como eu consigo mudar a posição inicial do cavalo?
Como eu faço pra acrescentar um contador que
conte o número de deslocamento do cavalo?
Tipo, tem 64 posições que ele tem que percorrer em L, mas como
esse é um problema de Backtracking na qual se o cavalo acessa
uma posição já ocupada, ele desfaz o movimento. Dessa forma,
preciso saber cmo implementar o programa, de forma que será contada
todas as posiçoes que ele percorrer.
samara.silva1994@hotmail.com
Muito Obrigada
É muito inteligente explicar essas coisas com xadrez. Eu gosto de jogar xadrez com os meus amigos na minha casa. o meu melhor amigo tem um cão para aqui quando se trata de minha casa, levar o cachorro em seu carro e amarrado com Tubline por questões de segurança no carro. Beijos
Cara, e seu eu quisesse fazer para um tabuleiro de n² casas? Tem jeito?
Saudações ...
Gostei muito desde blog e em particular, deste post.
Apenas uma indagação [retórica] minha: já imaginaram jogar xadrez em um tabuleiro n x n de tamanho infinito ?!?!
Tchau e até a próxima ...
Como seria para ele começar o passeio em qualquer uma das 64 casas. No caso 64 probabilidades de passeios.
Valeu! Não tinha pensado em fazer recursivo, ajudou bastante!
Não entendi nada
Tururu
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